Objectivos

É de fundamental destacarmos os principais objetivos do Projeto AGRRIN:

  1. Compreender como os cidadãos racializados vivenciam cotidianamente, o risco permanente de serem discriminados por meio de comportamentos racistas sub-reptícios e, como a hostilidade latente enquanto fator de exclusão, desenvolve estratégias corpóreas de desobediência epistémica. (Lander, 2005)
  2. Analisar como se desenvolvem ações afirmativas por meio de expressões sociopolíticas, artísticas, poéticas e outras (JECU, 2019) É o caso da ocupação das ruas como lugar essencial de protesto e de ativismo artístico que nas suas múltiplas formas assume um caracter denunciador/conscientizador. A materialidade da estética corporal também se tornou um território de afirmação enquanto corpos geradores, afirmando-se, em todos os casos, como corpos políticos.
  3. Propor contribuições para uma pedagogia decolonial, como base nestes processos de insurgência que contrariam a ideologia colonial dominante (Moutinho, 2001). Dar um contributo para a conceção de estratégias e políticas pedagógicas e de atividades educativas baseadas, nomeadamente, na inclusão de temas de racialização e discriminação nos projetos educativos dos diferentes níveis de ensino, que combatam a violência racista, promovam uma escola inclusiva e uma educação para a cidadania. (Nóvoa, 2020) (Teodoro, 2020). Neste contexto, serão desenvolvidos diversos conteúdos pedagógicos para diferentes públicos, para apoio à educação formal e não formal, assente no exercício do pensamento crítico e dos Direitos Humanos