Notícias

O Projeto AGRRIN – Corpos Geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial (Project Ref.: DOI 10.54499/2022.06269.PTDC.) organiza seu I Congresso Internacional cujo tema é “Racismo cotidiano: da agressão à insurgência”. Este projeto acontece no âmbito do CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e do Departamento de Museologia da Universidade Lusófona.

22 e 23 de fevereiro de 2024 – I Congresso Internacional – AGRRIN: Corpos Geradores – “Racismo cotidiano: da agressão à insurgência”

Convidamos todas as pessoas interessadas a enviar propostas de comunicações que reflitam sobre as diversas dimensões do racismo cotidiano, suas expressões em Portugal, as iniciativas de insurgência antirracista e de construção de pedagogias decoloniais, bem como quaisquer outras temáticas que se relacionem com estes que são os tópicos centrais do projeto AGRRIN, em diálogo com os seguintes eixos de atuação:

Eixo 1: Educação
Desafios e oportunidades na educação para combater o racismo e na construção de uma pedagogia decolonial.
Eixo 2: Território
Relações e tensões entre espaço urbano e as experiências afrodescendentes.
Eixo 3: Patrimônio cultural
Reflexões sobre a importância dos equipamentos de patrimônio cultural na valorização de memórias e identidades exiladas.
Eixo 4: Arte
A arte como forma e meio de insurgência e expressão cultural em contextos afrodescendentes.
Eixo 5: Interseccionalidade
Cruzamentos possíveis para tratar da interseccionalidade no estudo das dinâmicas raciais.

O Congresso decorrerá em formato presencial, mas com possibilidade de apresentação de comunicações remotamente. Aceitam-se propostas de comunicações individuais ou de painéis temáticos de três comunicações sobre o mesmo tema. As comunicações podem ser realizadas em português, espanhol ou inglês. Todas as propostas devem ser apresentadas diretamente no website oficial do congresso em formato .doc ou .pdf e formatadas em fonte Times New Roman, Tamanho: 12, Espaçamento: 1,5.

Propostas de comunicação individual devem conter de 200 a 500 palavras e não deve constar nenhuma identificação de autoria.

Propostas de painéis temáticos devem conter de 1000 a 1500 palavras e devem indicar claramente o título do painel, o formato (se presencial ou online), a relação com um dos eixos do projeto, bem como uma mini-biografia (200 palavras) da pessoa que propõe a organização do painel.

Todas as propostas devem ser submetidas através da página oficial do evento (https://www.even3.pt/e/agrrin-i-congresso-internacional) até 12 de fevereiro de 2024. As propostas enviadas fora do padrão solicitado acima serão desconsideradas.

Calendário:
Data-limite para submissão de propostas: 12 de fevereiro de 2024
Anúncio das decisões: 16 de fevereiro de 2024
Data do Congresso: 22 e 23 de fevereiro de 2024

09 novembro 2023 – Participação Na Cúpula dos Povos Afrodescendentes
A Rede Afroambiental em parceria a Casa do Brasil de Lisboa, a Associação AMOR, Mídia NINJA, Plataforma Geni, Batoto Yetu, Afrolis, Afrontosas, União Negra das Artes, a Cátedra da UNESCO da Universidade Lusófona, o CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, o Departamento de Museologia da Universidade Lusófona, o Pontão de Cultura Articula Matriz Africana e o Projeto Cultura Encantada reunirá organizações, autoridades, gestores e personalidades de matriz africana, em Lisboa, para conferência livre afro

11 novembro 2023 – Contratação de Bolseiro
Contratação de BolseiroLorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum. Mais informações